Escovar os dentes após as refeições e passar o fio dental entre os dentes são cuidados considerados básicos para a sua saúde bucal, mas que várias vezes são deixados de lado. A falta de limpeza dos dentes pode causar vários problemas, que vão desde cáries pequenas, gengivite a perca total ou parcial dos dentes.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, cerca de 16 milhões de brasileiros não possui nenhum dente na boca, o que mostra que cuidaram mal dos dentes ao longo dos anos, muitos não sabem a real importância da saúde bucal.
Problemas que Pedem Canal como Tratamento
Mesmo que não sinta dores é necessário visitar o dentista pelo menos duas vezes ao ano, pois a prevenção faz parte do seu trabalho. Da mesma forma que é necessário cuidar da higiene bucal, passar fio dental e também escovar os dentes.
Quem não cuida da higiene bucal precisa saber que pode ter que fazer o tratamento de canal. Esse tipo de procedimento é usado quando há problemas relacionados com a parte central do dente, a polpa dentária. No passado não muito distante os dentes com polpas comprometidas eram extraídos pelos profissionais em vez de serem tratados. Atualmente, o tratamento de canal é visto pelos dentistas como uma forma segura de salvar dentes que antes estariam condenados.
A polpa dos dentes trata-se que o tecido mole que possui nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. A polpa está localizada dentro do dente e vai até a coroa dentária à ponta da raiz dentária. A raiz dentária fica dentro do osso da maxila ou mandíbula.
Quando a polpa dos dentes fica doente ou sofreu lesões fortes e não conseguem ter uma recuperação plena sozinha, ela necrosa. As causas mais comuns para esses males são fratura dentária ou cárie dentária profunda, que ficaram por muito tempo sem tratamento. Esses dois problemas podem permitir que bactérias entrem na polpa do dente, causando uma infecção irreversível, ao menos sem um tratamento de canal.
Clik here to view.

Cuidados com a Higiene Bucal. Imagem:Divulgação
Se o canal não for feito a tempo acaba por formar uma coleção purulenta (pus) na ponta da raiz dentro do osso maxilar ou mandibular, chamada de abscesso. Esse mal pode causar danos no osso ao redor do dente e quando a polpa infectada não é removida por meio do tratamento de canal, a pessoa terá muita dor e o local ficará inchaço. Em casos mais graves sem tratamento os dentes acabam sendo extraídos.
Para efetivar o tratamento de um canal geralmente a pessoa precisa ir de uma a três visitas ao dentista. Durante o tratamento de canal, um dentista clínico geral ou endodontista (dentista especializado em problemas da polpa) vai retirar a parte do dente comprometida. A câmara pulpar e o canal radicular do dente são desinfetados e obturados novamente, para que possa se recuperar.
Após o canal o seu dente restaurado pode durar a vida toda se você continuar a cuidar dos dentes e gengiva, fazendo a higiene bucal diariamente, como deve ser. No entanto, idas regulares ao dentista é necessário para chegar o dente que está com o canal em vigor. Se a raiz dentária de um dente tratado pelo canal é nutrida pelos tecidos ao seu redor, seu dente permanecerá saudável para toda a vida.
Uso de Aparelhos Ortodônticos
Usar aparelhos ortodônticos pode te ajudar muito a ter dentes mais saudáveis. Dentes tortos pode interferir na qualidade do seu sono, na sua mordida e até na forma em que respira. Após o tratamento com o aparelho a pessoa passa a ter um sorriso mais belo, mas também mais saúde.
Os aparelhos ortodônticos são usados para reposicionar os dentes e podem ser colocados em qualquer idade, desde que a pessoa possua dentes, gengivas e ossos saudáveis para colocar o equipamento. A idade recomendada para se fazer esse tipo de tratamento é entre os 10 e 12 anos de idade, quando o corpo da criança ainda está em fase de crescimento e desenvolvimento, para ficar mais fácil para o ortodontista redirecionar o desenvolvimento dos ossos para evitar cirurgias. No entanto, o equipamento pode ser usado em qualquer fase na vida.
Antes de optar pela utilização do aparelho é importante verificar se o profissional escolhido é um dentista do Conselho Regional de Odontologia e se é especialista em ortodontia, já que nem todos dentistas possuem essa especialidade.
Para determinar se é preciso usar aparelho é necessário que o paciente faça radiografias, fotos e um estudo sobre como deverão ficar os dentes depois do término do tratamento com o aparelho. O ortodontista precisa, então, passar para o paciente uma previsão de como será esse processo de tratamento e a forma como os dentes vão ficar.
De acordo com informações da Associação Brasileira de Ortodontia, existem vários tipos de aparelhos fixos no mercado: metálicos, cerâmicos e os metálicos ou em ouro colocados atrás dos dentes.
Já os aparelhos removíveis no mercado são feitos em resina para correção ortodôntica ou ortopédica, feitos de plástico para correção ortodôntica ou extra-orais (freios) para correções ortopédicas.
Clik here to view.

Aparelhos Ortodônticos. Imagem:Divulgação
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), somente 40 entre os 907 centros de odontologia oferecem aos pacientes aparelhos, mas há a promessa de expansão do acesso no sistema público de saúde desse tratamento.
Enquanto isso, procure uma clinica com preço justo pelo atendimento. Se você morar em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, por exemplo, vai poder contar com a clinica Dente Belo, que tem profissionais excelentes e um valor justo para o tratamento com aparelho.
Atendimento contra o bruxismo e para colocar aparelhos ortodônticos em Porto Alegre
Para fazer um tratamento de canal direito é necessário procurar um bom profissional, assim como para colocar o aparelho ortodôntico. Para quem está no Rio Grande do Sul as opções são muitas, sendo que a clinica Dente Belo pode ser a melhor delas, pois oferece a você um atendimento especializado, com profissionais que cuidam da sua saúde. Veja a seguir a lista de endereço das clinicas e marque agora mesmo um horário de atendimento:
Porto Alegre
Rua Senhor dos Passos, 70
Bairro Centro
Fone: (51) 3286-2001
Alvorada
Av. Presidente Getúlio Vargas, 1926 / parada 47
Bairro Centro
Fone: (51) 3483-4760
Novo Hamburgo
Av. Borges de Medeiros, 105 – Bairro Centro
Fone: (51) 3593-7184
Viamão
Av. Liberdade, 1770 / sala 203 – Bairro Santa Isabel
Fone: (51) 3493-9764
Rio Grande
Rua General Neto, 281
Bairro Centro
Fone: (53) 3231-5218
Para mais informações, clique aqui e confira.
The post Cuidados com a Higiene Bucal appeared first on Pitada de Sonho.